28 de nov. de 2015

Resenha #5 - Coisas do Coração



Título: Coisas do Coração
Autora: Joana Amorim
Editora: Autografia
Páginas: 190
Gênero: Poesia

Sinopse: Vivemos em uma época onde as pessoas não estão tendo tempo para o amor. Como se ele fosse dispensável e inacessível, quero que este pequeno projeto de amor ilumine sua vida assim como ilumina a minha e toda vez que você desfolhar uma página do meu pequeno tesouro, se identifique com ele, com a sensação maravilhosa de estar apaixonado ou até mesmo sofrendo por amor. Sinta o amor, enfrente o amor sem escudo.

Esse é o primeiro livro de parceria com autor que recebi aqui no blog. Então conseguem imaginar o quão especial ele é pra mim, certo?

Conheci a Joana em um grupo no facebook voltado para leitores. O nosso blog era um mísero bebê, super no começo, e ela lançou um sorteio onde os 10 primeiros ganhariam o livro dela para resenhar! Acho que já imaginam que ganhei, afinal estou resenhando ele hoje hahahaha e aproveitando que havia ganho, a convidei para fechar parceria com o ER. Ela super amorosa topou na hora e de lá para cá foram só alegrias! Tenho um orgulho imenso de fazer parte dessa história que ela está trilhado e construindo a cada dia

 Falando sobre o livro, que é o que interessa aqui, com toda a certeza é um dos mais bonitos da minha estante. A capa segue a linha norte americana (que fez com que eu me apaixonasse por ele e corresse para o sorteio haha) mas o conteúdo não deixa nada a desejar.
São cerca de mais de 100 poemas escritos pelo coração da Joana para todos nós.
Já disse por algum lugar nas redes sociais do blog que não sou muito chegada e poesias, mas esse eu li tão bem que terminei o livro com um suspiro.

Tem aquele poema sobre a beleza do amor, que te eleva e te faz flutuar, te fazendo lembrar de coisas que se assemelham a sinos tocando e cheiro de bolo saindo do forno. Outros poemas revelam o lado mais dolorido do amor, aquele que já no começo da leitura o nome da pessoa surge automaticamente na sua cabeça e você redireciona cada sílaba para o momento. Descobre que aquele poema provavelmente deve ter sido escrito em cima da sua história (Sim, essa pessoa mesmo que você pensou quando comecei a escrever! Sim, é essa a sensação).


Admito estar em um momento delicado de fossa suprema onde até uma mosca me faz pensar em alguém, então se um poema exaltava uma relação feliz, suas rosas e glórias, me lembrava de momentos felizes com fulano e já pensava no quão feliz poderia estar sendo com este fulano. Quando a bad chegada em um poema, só sabia me enxergar ali e pensar em como deixei a situação chegar naquele ponto, e etc, etc, etc...

E quando era um poema mais neutro, algo em que não falava do amor entre duas pessoas que se relacionam afetivamente, mas do amor fraternal, do amor com Deus, o amor em si, fui levada a outros lugares que nem sei ao certo quais.
O que facilitou e MUITO foi o fato de serem poemas simples e curtos, escritos com uma linguagem atual e que eu e você estamos acostumados. Com a linguagem que nossos corações entende tão bem, pois foi escrito por um outro coração.
  


Acredito que o mundo deveria conhecer esse livro, não só esse nosso BR.

É aquele tipo de leitura que nos traz de volta aos sentimentos tão reais que insistimos em deixar de lado na maioria das vezes.

Por favor, procure pelo livro. Procure pela Joana. Procure pelo amor.
Definitivamente sou uma pessoa mais apaixonada depois de Coisas do Coração.



Beijocas, e até a próxima

21 comentários:

  1. Nossa bacaba esse livro ter mexido tanto com suas emoções. Eu não gosto de poesia.... Na verdade não é que não gosto.. Pois existem algumas que gosto.... Mas maioria eu não tenho paciência para ler....mas pelo jeito que você falou desse livro acho que vou gostar....
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Confesso que não gosto muito de poemas, mas não posso negar que são pelos. E pelo jeito esse livro além de ter uma capa linda e diagramação perfeita, têm poemas que tocam profundamente o coração. Uma ótima indicação, e já até sei para quem vou indicar.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Por mais que você tenha gostado e elogiado o livro, não fiquei curiosa para conhecer. Poesias e poemas é um dos gêneros os quais eu não leio, pois não curto muito :/ Infelizmente parece que as pessoas esqueceram-se do amor, não é mesmo? Desejo todo o sucesso do mundo à autora ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha eu estou lendo um livro de poemas atualmente porque foi me dado de presente pelo eu terapeuta que escreveu e estou gostando bastante de algumas. Esse livro eu já não conhecia mas adoraria. O problema é que não gosto muito de resenhar livros de poemas, eu gosto de ler. Posso até comentar sobre, mas só isso sabe? Até porque as pessoas tem que ler para sentir. Não basta só fazer a leitura. Espero poder dar uma espiadinha nesse livro, porque gostei muito de tudo que você comentou, sem contar que a capa é linda xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-amor-imortal.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, eu não conhecia o livro ainda e confesso que fiquei super curiosa com ele, parece ter uma leitura bacana e delicada, fiquei feliz em ver que o livro é muito apaixonante e com certeza ele já entrou na minha lista e irei ler logo que puder!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Bruna.
    Eu já tinha visto esse livro antes e infelizmente u não me interessei por não ser muito fã do gênero. Mas desejo muita sorte a autora, que ela tenha muito sucesso. A capa é muito bonita mesmo. O primeiro a gente nunca esquece né? Lembro quando recebi meu primeiro livro de parceria e de como queria fazer o meu melhor hehe.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Já li muita poesia quando mais nova. Agora, não tem mais o mesmo interesse de antes. Não consigo mais captar a essência da poesia, e por isso prefiro não ler.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito ligada em poemas/ poesias, e mesmo que você também não seja e tenha curtido mesmo assim, prefiro não ler. Tenho tanta coisa parada que realmente quero ler na estante que seria um absurdo ler algo que não me atrai de verdade, e além disso achei uns errinhos nos poemas das fotos e erros de ortografia costumam me irritar. Mas que bom que você se envolveu e que o livro mexeu tanto com você.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruna, não posso negar que não gosto de poemas e afins rs... mas todo livro merece ser lido.
    Encontrar livros que mexam conosco é ótimo não é mesmo?
    Beijos, Maisa.
    Reinoliterariobr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que livro maravilhoso!
    Estou querendo ler algo nesse estilo de poesia e acho que acabo de encontrar a minha próxima leitura, apesar de não gostar de romance.
    Vou dar uma chance!
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  11. Livros de poesias são difíceis mesmo de agradar leitores, somente quem gosta mesmo consegue apreciar. Mas pelo que vi, você abraçou o livro com força! Eu estou acostumada a escrever e a ler poemas, então sei das dificuldades. O 'tchans' é o leitor se colocar no lugar do poeta, se sentir como ele... Se foi assim p vc, mesmo nos momentos de "fossa suprema" (adorei o termo), então o livro cumpriu seu papel!... Parabéns a você pela bela resenha e à autora! Desejo sucesso a ambas!
    Abraços,
    Nu.
    Blog As 1001 Nuccias

    ResponderExcluir
  12. Oi, confesso que olhando a capa eu esperaria um livro de fantasia, pois ela me lembrou muito com a capa do segundo livro da serie Sevenwaters, talvez pela cor e textura da capa(ok, não toquei mas penso como deve ser,hahaha). Gosto de poesias, li muitas ano passado, mas esse ano dei uma parada, porque prefiro as poesias e poemas a lá Manuel Bandeira. Gosto mais de Crônicas, sempre me identifico com alguma história curta narrada pleo autor. Enfim, fico muito feliz que tenha curtido a leitura e que venham muitas outras parcerias e boas leituras aqui no blog e mais boas indicações.


    bjs

    ResponderExcluir
  13. Até uma mosca me faz pensar em alguém... kkkkkkkkkkkkkkkk. Ri demais. Pior que é bem assim mesmo quando estamos nestes momentos. A capa é realmente muito fofa e parece condizer com os poemas que você descreveu. Pena que não curto ler poemas. Gosto mais de histórias compridas, mesmo que a poesia dê um toque na nossa vida.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    O livro parece ser muito bom pelo que você falou, também está com uma ótima edição, mas infelizmente não curto poesias, então não leria ele. :(

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Nossa, o livro parece ser realmente bom. Você não polpou elogios. Eu gosto muito de poesias, e gosto quando são escritas na nossa língua atual. Não conhecia o livro, mas me interessei. Quando leio determinadas poesias, também fico pensante como você.
    Adorei a dica e a resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu já vi anteriormente esse livro em algum blog que visitei e amei a capa, a menina colocou também alguns trechinhos e parece ser lindo mesmo, para que está apaixonado deve ser revigorante, eu confesso que ando mais pra poesias mais darks, mas arrisco escrever algumas românticas hahahaah;
    Adorei a resenha e o post.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    Não aprendi a gostar de poesias :( porém, fiquei feliz em ver que o livro mexeu bastante com você. Não direi que vou ler, pois não é algo que me desperta tanta atenção

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    O acabamento desse livro é sensacional de lindo, mas infelizmente não consigo gostar de poesias, acho que é falta de costume, preciso ler mais.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiee!!
    A capa do livro realmente chama a atenção, mas que sortuda você foi em ganhar hein!!
    Não curto muito ler poesias, mas as vezes arrisco ler alguns quando estou me sentindo meio vazia, pois algumas poesias tem o dom de nos inspirar!!
    Que bom que você gostou, sua resenha me animou a te-lo em minha cabeceira e ir lendo devagarinho!!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir